A importância e a prática de se manifestar.
Faz parte da tarefa do militante participar de manifestações. Elas são essenciais na construção de laços com a população e com as suas lutas. A manifestação é eficaz, dá corpo às demandas e é de extrema importância que estejamos bem organizados, com clareza sobre como devemos nos portar antes e durante os atos.
O militante deve entender o ato de se manifestar como uma ação coletiva. Por norma, estamos nos atos em grupo e devemos nos portar como tal.
O que levar e o que vestir?
As manifestações são tarefas físicas por vezes longas e imprevisíveis, e como tais, demandam muito do corpo, além de exigir uma preparação de itens por parte do manifestante. Por isso, tenha sempre:
- Água para você e, se possível, para compartilhar com os camaradas que precisarem.
- Lanches leves e que não produzam lixo. Longas horas caminhando podem ser exigentes – vá bem alimentado e, se possível, alimente-se durante o ato. Compartilhe com os outros.
- Documentos: É muito importante estar com seus documentos de identificação, se possível evite originais e leve apenas as cópias.
- Tenha contatos de emergência anotados fisicamente: Atualmente temos todos os contatos no celular, entretanto podemos perder ou ter o mesmo retirado de nós durante as manifestaçãoes, seja pela polícia ou por outros manifestantes, por isso tenha contatos de emergência anotados em formato físico.
- Proteja-se do sol e da chuva: Óculos de sol, bonés, chapéus, guarda-chuvas e, principalmente, protetor solar são sempre bem-vindos.
- Roupa reserva: Durante os atos, costumamos ir uniformizados como forma de nos reconhecermos e de sermos reconhecidos por quem nos vê de fora. Entretanto, no final dos atos, quando nos dispersamos, o uniforme pode nos tornar alvos fáceis para oportunistas que queiram nos identificar e ameaçar nossa segurança. Por isso, é importante nos “descaracterizarmos” ao final – seja colocando uma blusa por cima, virando o uniforme ao avesso ou levando uma segunda camiseta para trocar.
Ainda sobre roupas, é importante estar com peças leves e confortáveis. O dia da manifestação não é o momento para usar aquele tênis novo que ainda não sabe se machuca seus pés. Opte por roupas com as quais já está familiarizado e se sente confortável.
Condutas pessoais
Na manifestação, você não está apenas se representando – está representando a luta pelo socialismo. Portanto, comporte-se à altura do título que carrega:
- Não beba nem use drogas antes ou durante os atos. Infelizmente, é comum ver pessoas consumindo álcool ou substâncias ilícitas em manifestações. Se lhe oferecerem, não aceite. A conduta do partido é séria e profissional e deve ser tratada como tal por seus integrantes. Imagine uma trabalhadora abordar um de nossos militantes para saber mais sobre nossa luta e o camarada estar alcoolizado? Essa definitivamente não é a imagem que queremos transmitir ao povo. Tenha isso sempre em mente.
- Não se envolva em brigas ou discussões durante as manifestações – não é o momento nem o lugar para isso.
- Não xingue nem realize ataques pessoais contra outros grupos – essa não é a nossa linha de atuação, nós não nos envolvemos em conflitos pessoais durante as manifestações.
- Esteja sempre atento aos companheiros – não se disperse nem saia da manifestação sem avisar alguém. Tente se certificar de que todos se mantêm juntos do início ao fim, pois, embora tenhamos uma pessoa designada para fazer a contagem, essa responsabilidade é compartilhada por todos, e com o perdão do trocadilho, nós contamos com você!